• Decrescimento ou Extinção 2023-06-01 14:41:51

    Convidamo-vos a virem conhecer este espaço e a construí-lo connosco. Na sexta-feira, dia 2 de junho, após a Assembleia da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, abriremos as portas da antiga escola. No sábado, dia 3 de junho, a partir das 16h, as portas d’A SACHOLA mantêm-se de braços abertos.

  • Decrescimento ou Extinção 2023-06-01 14:41:45

    Por isso, abrimos A SACHOLA. O caminho d’A SACHOLA avança ao ritmo dos passos de todes. Queremos um espaço construído entre quem habita o território e quem com ele se solidariza. Vemo-la como um espaço comum, de aprendizagem, de trocas, de discussões, de planeamento, de cura. Vemo-la como um espaço aberto, para todes que queiram semear, regar e cuidar a vida que nos querem tirar. Vemo-la como um espaço livre, onde a raiva, a indignação e a rebelião possam rugir, sem atropelar os ritmos da terra

  • Decrescimento ou Extinção 2023-06-01 14:41:28

    Somos um grupo de pessoas que veio à primeira Acampada em Defesa do Barroso, onde respirámos, pela primeira vez, a vida que emana destas serras. De cada vez que por aqui passámos, deixámos um pouco de nós. O regresso tornou-se uma inevitabilidade. Volvidas algumas luas, as estrelas alinharam-se e aqui nos encontramos, todas, nestes montes. Deles nasce a vontade coletiva de caminhar rumo a um Barroso onde caibam muitos mundos.

  • Decrescimento ou Extinção 2023-06-01 14:41:16

    Nós, gentes de outras partes, de outros mundos, sentimos o chamado destas montanhas, destas águas, destas estrelas. Sentimo-nos abraçadas pelo acolhimento genuíno destas gentes, pelos braços abertos com que nos sorriem, e os seus “bons dias” regados de alegria. Sentimos a vontade de pernanecer para florescer.

  • Decrescimento ou Extinção 2023-06-01 14:40:54

    As nossas raivas condensam-se numa nuvem. Carregada de emoções, de sonhos, de gritos, a nuvem esplode numa multiplicidade de gotas. Como desejos, as gotas escorrem. Ao encontrar-se com a terra, elas dão vida às raízes d’A SACHOLA.

    Desde o território barrosão, há muito que tecer, aprender, compartilhar, disfrutar, chorar e semear.

  • o Barroso vai resistir às Minas

    Entrevista da antena 1, hoje em romainho. # barrosoResiste # LítioNão # minasNão.

    This item belongs to: audio/opensource_audio.

    This item has files of the following types: Archive BitTorrent, Item Tile, JPEG, JPEG Thumb, Metadata, PNG, Spectrogram, VBR MP3

  • Decrescimento ou Extinção 2023-05-31 18:43:31

    Entrevista da antena 1, hoje em romainho.

    , ,
  • Decrescimento ou Extinção 2023-05-31 18:43:31

    Entrevista da antena 1, hoje em romainho.

    , ,
  • Associação Unidos em Defesa do Barroso repudia a decisão da APA e promete continuar a lutar contra as minas a céu aberto

    Comunicado de Imprensa 

    A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu hoje (31/03) uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) condicional favorável ao Projeto de Ampliação da “Mina do Barroso”. A Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) repudia veementemente esta decisão, que considera um desrespeito pelos direitos ambientais, humanos e sociopolíticos, e promete que continuará a  defender a natureza e proteger as populações da ameaça de minas a céu aberto.

    O projeto da Savannah Resources, que recebe agora luz verde da APA, prevê a construção de 4 minas a céu aberto, numa área de quase 600 hectares, em terrenos maioritariamente baldios e muito próximos das aldeias de Covas do Barroso, Romainho e Muro, consagradas Património Agrícola Mundial. A concretizar-se, este seria o maior projeto de mineração de lítio a céu aberto na Europa. 

    A UDCB mostra-se perplexa pela aceitação deste projeto, consistentemente rejeitado por especialistas ao longo de dois anos. O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto foi declarado “não conforme” por duas vezes em 2020. Mesmo após estas reformulações, o EIA recebeu um parecer “não favorável” da Comissão de Avaliação (CA) da APA, em junho de 2022. Apenas duas entidades — a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) — se opuseram a esta decisão.  A UDCB considera um absurdo que, ao abrigo do recentemente aprovado regime jurídico que visa simplificar os processos de Avaliação de Impacte Ambiental, tenha sido dada à empresa mais uma oportunidade para reformular o projeto. As alterações finais ao EIA foram entregues a 17 de março de 2023. Depois de quase dois anos de reformulações, às populações foram dados inicialmente apenas 10 dias para se pronunciarem sobre mais de sete mil páginas. Após forte contestação, a APA alargou o prazo de consulta pública, tendo esta resultado num número recorde de 912 participações, “sendo a esmagadora maioria das exposições contrárias ao projeto”, lê-se na DIA.

    Face aos irremediáveis e devastadores impactos ecológicos, ambientais e socioeconómicos do projeto, a UDCB considera inaceitável que a APA legitime um projeto desta natureza. A UDCB repudia o incongruente comportamento da APA, que se alinha com interesses incompatíveis com aqueles que deveriam ser os seus. A UDCB considera que a APA cedeu às pressões da DGEG e do LNEG, as únicas duas entidades que se têm mostrado favoráveis ao projeto, e a interesses económicos e financeiros. 

    A UDCB promete não baixar os braços e continuar a lutar contra ameaças ambientais. A Associação procurará responsabilizar as entidades competentes pela injustiça ambiental e social que esta DIA favorável constitui. De forma semelhante, a UDCB manter-se-á atenta a possíveis desenvolvimentos noutras regiões do país, já que esta DIA favorável abre um precedente decisório que será indubitavelmente usado para justificar a aprovação de diversos projetos mineiros em fase de licenciamento para prospecção.

    Associação Unidos em Defesa do Barroso repudia a decisão da APA e promete continuar a lutar contra as minas a céu aberto ©, .

  • Decrescimento ou Extinção 2023-05-30 15:50:24

    :blobcathissing: